quarta-feira, 13 de abril de 2011

Grandes Violinistas [6] - Isaac Stern


Isaac Stern foi um violinista ucraniano de origem judaica nascido em 1920. Mudou-se ainda bebê com a familia para os Estados Unidos e aos 8 anos de idade ingressa no Conservatório de Música de São Francisco onde estudou até 1931, onde após esse período passa a estudar com Louis Persinger. Faz sua estréia ao público em 1936 onde sola o Concerto para Violino de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica de São Francisco.

Stern em participação no
 Sesame Street
Stern ficou conhecido no meio musical não somente como virtuose, mas como "caça-talentos" no meio musical, sendo responsável pelo incentivo à jovens músicos talentosos iniciarem uma carreira sólida entre suas descoberta encontramos nomes como Yo-Yo-Ma (cello), Itzahk Perlman (violino) e Pinchas Zukerman (violino). Foi responsável também pela restauração do Carnegie Hall de Nova York, uma importante sala de concertos que estava abandonada e prestes a ser demolida.

Stern em visita a China
Venceu inúmeros prêmios Grammy pelas gravações feitas por ele. E em 1979, Stern é convidado em uma iniciativa inédita, a visitar a República Popular da China (que mantinha ferrenha relação com os EUA) e fazer uma turnê tocando com a Sociedade Sinfônica da China Central. Essa visita foi gravada e resultou no magnífico documentário From Mao to Mozart: Isaac Stern in China vencedor do Oscar de melhor documentário.


Stern e suas "descobertas"
Stern foi casado duas vezes e teve três filhos. Morreu em 2001 aos 81 anos

Seu violino preferido era um Guarneri del Gesù chamado Ysaÿe, entre outros, ele também possuia Stradivarius e diversos outros instrumentos de fabricantes clássicos e modernos.




Bach - Concerto para violino em lá menor


Documentário From Mao to Mozart: Isaac Stern in China
em Inglês, mas mesmo assim, imperdível!



Grande abraço a todos!

Um comentário: