sexta-feira, 4 de março de 2011

Grandes Violinistas [1] - Yehudi Menuhin



"O supremo menino prodígio!" - Foi assim que Itzhak Perlman (que veremos em outro post) definiu um dos maiores violinistas do século XX. Yehudi Menuhin ou Barão Menuhin de Stoke d'Abernon (título real recebido por possuir cidadania britânica) nasceu em 22 de Abril de 1916 em Nova Iorque, filho de Moshe Menuhin e  Marutha Sher, ambos de origem Judaica. Em 1921 inicia suas primeiras lições de Violino com Sigmund Anker e é nessa época que faz seu primeiro recital.


"Quando eu comecei a tocar foi puro instinto. Eu tinha o dom, o dom e a vontade!"
Menuhin e Louis Persinger
Yehudi Menuhin




Em 1923 inicia suas aulas com o grande professor Louis Persinger e em 1924 dá seu primeiro concerto público com seu mestre ao piano.


"Yehudi Menuhin é o nome. Lembre-se! Não é facil, mas um dia este nome pode tornar-se uma palavra de casa!"
Musical America, 1926




Em 25 de Novembro de 1927 dá seu primeiro concerto com orquestra ao lado da San Francisco Orchestra interpretando a inspirada e desafiadora  Sinfonia Espanhola de Edouard Lalo, e neste mesmo ano parte com a familia em turnê pela Europa.

Menuhin e George Enescu
Dá dois concertos em Paris com a Orchestra Lamoreaux (Sinfonia Espanhola de E. Lalo e o Concerto para Violino de Tchaikovsky) e inicia suas aulas com George Enescu.

Um ano após esse concerto, é convidado pelo magnata Henry Goldman a lhe fazer uma visita e conhecer seu arquivo inestimável de obras de arte, incluindo grandes Violinos. Neste momento Menuhin é supreendido com a proposta de Goldman:

"Quero que você escolha o Violino que quiser, qualquer que seja o preço. Escolha-o, e será seu!"


Henry Goldman, sua esposa e Menuhin
Menuhin tinha a sua disposição todos os grandes instrumentos à venda no mundo! Mas não se apressou, visitando cada negociante de Nova Iorque e pedindo conselhos a violinistas mais velhos e nessa busca acabou optando pelo Stradivarius Khevenhüller de Emil Herrmann que também lhe providenciou um arco Tourte, o que resultou em aproximadamente 60 mil dólares (valor extremamente alto na época).

Viaja a Berlim onde toca Bach, Brahms e Beethoven com a Berliner Philharmoniker sob a regência do lendário maestro Bruno Walter.

Retorna aos EUA onde continua seus concertos, desta vez com a New York Symphony Orchestra interpretando o Concerto para Violino de Beethoven. Inicia suas primeiras gravações e a turnê pelos EUA.

Em 1930 muda-se para Suíça com sua familia e inicia os estudos com Adolf Busch e posteriormente muda para Paris onde inicia mas uma série de gravações, incluindo a première gravação do Concerto para Violino de Edward Elgar com a London Philarmonic Orchestra e o próprio compositor a regência. Menuhin contava com apenas 14 anos de idade!


"A Maneira que esse menino toca meu concerto para Violino é incrível!"
Edward Elgar


Menuhin e Arturo Toscanini
Trabalha na Europa com grandes nomes da regência como Arturo Toscanini, Edward Elgar, Sir Thomas Beecham, etc. Faz turnê por vários países como Austrália, Nova Zelândia, Africa do Sul (publicos até então deixados de lado por grandes nomes da música).

Em 1938 casa-se com Nicholas Nola.


Menuhin toca para feridos de guerra
Em 1939 inicia-se a Guerra na Europa e Menuhin é convocado para fazer apresentações para as tropas americanas em diversos pontos como Alasca, Havaí, etc (no total, 500 concertos para as tropas aliadas).

É chamado para se apresentar no Concerto das Nações Unidas que marca a criação da ONU em 1945.


Menuhin em posição de yoga
Viaja à Russia onde conhece David Oistrakh (veremos sobre ele em um post futuro).

Apesar das inumeras ameaças, visita Israel em 1950 e um ano após descobre a yoga.

Visita a China em 1979, tornando-se professor honorário do Conservatório de Pequim.

Em 1987 torna-se Sir Yehudi Menuhin, título recebido ao se tornar cidadão britânico.

Mandela e Menuhin
Torna-se Barão, o honorável direito a Menuhin Senhor do Stoke d'Abernon e toma seu assento na Câmara dos Lordes Britânicos.

Vai à Africa do Sul para comemorar a libertação de Nelson Mandela, do qual é amigo muito próximo.

Em 1996, com 80 anos, conduz mais de 110 concertos.

Marutha Menuhin e Yehudi Menuhin no
100º aniversário de Marutha


Em 1998 sua mãe Marutha Menuhin morre aos 100 anos e um ano após, Menuhin durante uma turnê em Berlim também falece.








"Qualquer coisa que se quer fazer e que se ama realmente deve-se fazer todo dia. Essa é minha relação com o Violino! Ele deve ser tão fácil para um artista e tão natural tal como o voar de um pássaro, e você não consegue imaginar um pássaro dizendo: "Bem, hoje estou cansado e velho, e por isso não irei mais voar"
Yehudi Menuhin sobre parar de tocar devido sua idade avançada





É isso ai pessoal, bom fim de semana e um grande abraço!












Nenhum comentário:

Postar um comentário