domingo, 6 de março de 2011

Grandes Violinistas [2] - Fritz Kreisler




Friedrich Fritz Kreisler foi um violinista e compositor austríaco nascido em 2 de Fevereiro de 1875. Considerado até os dias de hoje como "o violinista com um som doce jamais ouvido", conseguiu produzir seu próprio som (através de estudos criara um tipo de sonoridade ímpar)  e através dele influenciar outros grandes violinistas de sua época a buscarem essa característica própria. Foi um excelente professor que com seu estilo único e sua personalidade conseguiu formar inúmeras gerações de violinistas. Kreisler nasceu em Viena de pai judeu e mãe prostestante, fora batizado nos ritos protestantes aos 12 anos de idade.

Fritz Kreisler
Estudou nos Conservatórios de Viena e de Paris onde teve aulas com Anton Bruckner, Léo Delibes, Jakob Dont, Jules Massenet, entre outros. Fez sua estréia nos Estados Unidos no Steinway Hall em Nova Iorque no dia 10 de Novembro de 1888 aos 12 anos de idade e fez sua primeira turnê nos EUA entre 1888/1889 e após isso regressa a Viena para tentar ocupar um posto na Filarmônica de Viena, porem foi rejeitado pelo Spalla Arnold Rosé justamente por causa de seu estilo de sonoridade, que não agradara aos músicos da orquestra. Como resultado disso, ele deixa de lado a música para estudar medicina e passa um breve tempo no exércíto antes de retornar ao Violino em 1899 em um concerto com a Filarmônica de Berlim conduzida por Arthur Kikisch e este concerto lhe rendeu fama mundial.

Em 1910 estréia o Concerto para Violino de Edward Elgar, um trabalho encomendado e destinado a Kreisler. Serve brevemente ao exército austríaco na I Guerra Mundial antes de ser ferido e dispensado do serviço militar, passa o restante dos anos de guerra na América onde após várias idas e vindas pela Europa e a explosão da II Guerra, se estabelece definitivamente nos EUA onde também é naturalizado cidadão americano em 1943 onde vivera pelo resto da sua vida.

Kreisler de retorno aos EUA após
turnê pela Europa
Em 1941 se envolve em um acidente (o primeiro de dois acidentes) de carro, um onde fora atropelado por um caminhão enquanto atravessava uma rua em Nova Iorque, ficando em coma por mais de uma semana e já no fim de sua vida sofre mais um acidente, desta vez ao dirigir seu automóvel e passou seus ultimos dias cego e surdo.

Suas obras para Violino são de tocante beleza e inspiração, dentre as mais conhecidas estão Liebesleid (Canção do Amor) Liebesfreud (Canção da Alegria). Um fato curioso da vida de Kreisler é que ele tinha o costume de escrever obras no estilo de outros compositores, porém, ele não divulgava que essas composições eram suas, mas antes as revelava como obras de renomados compositores como Vivaldi, Mozart, Pugnani, etc. Porém quando Kreisler resolveu revelar que essas obras eram realmente composições suas fora duramente criticado pela crítica e por vários outros meios.


"O que muda é o nome do compositor, o valor da obra continua o mesmo!"
Fritz Kreisler


O "mais amado dos violinistas"
Autor de pequenas obras para violino solo, também compôs operetas (Apple Blossoms - 1919 e Sissy  -1932), um quarteto de cordas e cadências para diversos concertos, dentre os quais se destacam as cadências do Concerto para Violino e Orquestra de Brahms e o Concerto para Violino e Orquestra de Beethoven. Possuia diversos Violinos de autores consagrados como Stradivari, Guarneri Pietro, Giuseppe Guarneri, Carlo Bergonzi, etc. Kreisler não foi só considerado como o melhor som de sua época, e também não só como um excepcional mestre, mas sobretudo, fora considerado "o mais amado violinista" por seu gênio gentil e amigável para com todas as pessoas. Faleceu em Nova Iorque em 1962 aos 87 anos cercado por seus amigos violinistas.



"O gênio é uma palavra muito utilizada. O mundo tem conhecido apenas uma meia dúzia de gênios, eu tenho algo apenas bastante próximo"
Fritz Kreisler






Uma boa dica é vocês conferirem os audios abaixo, são obras compostas e interpretadas pelo próprio Kreisler, vale a pena conferir o maravilhoso som deste violinista...






Liebeslied (Canção do Amor) e Liebsfreud (Canção da Alegria) 
Gravação com o próprio Fritz Kreisler 



Schön Rosmarin
Gravação com o próprio Kreisler ao Violino






É isso ai pessoal, boa semana a todos!

4 comentários:

  1. Estou adorando as postagem sobre - Grandes violinistas. Como uma admiradora da música clássica, é sempre bom aprender um pouco mais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!! Kreisler é muito comovente

    ResponderExcluir
  3. Fantástico!! Kreisler é muito comovente

    ResponderExcluir